CURSO DE RECARGA DE CARTUCHO DE JATO DE TINTA

CURSO DE RECARGA DE CARTUCHO DE JATO DE TINTA

Artigos

Principais cuidados com a reciclagem de cartuchos

Cartuchos

Comprar bons cartuchos vazios


O cartucho vazio é a base para o resultado. Ótimas tintas e excelentes processos e máquinas não funcionam em cartuchos danificados.


Utilizar a tinta correta para a aplicação desejada


A tinta é o elemento otimizável, devendo ser adequada ao uso. Seu custo é irrisório comparado ao restante quando o cartucho funciona corretamente, contudo quando ela impede o funcionamento ou danifica custa o cartucho inteiro.

Pré-umedecer

Pré-umedecer os cartuchos para aumentar o aproveitamento e lavar para diminuir o retorno


A pré-umectação sempre deve ser feita e leva a uma melhoria significativa no resultado da recarga. Quanto à lavagem ela diminui o retorno de cartuchos. A lavagem é benéfica, contudo é possível operar sem ela, geralmente o meio termo consiste em lavar apenas os pretos.

Utilizar a melhor técnica de enchimento


Evite carregar pelos bocais. Carregue a capacidade do cartucho, cartuchos com excesso de tinta vazam e não imprimem.

Testar

Testar na impressora todos os cartuchos de cabeçote integrado


Somente assim é possível saber se o cartucho está em bom estado.


Utilizar a fita para bocais e clips para transporte e armazenagem


A fita evita o ressecamento da tinta no cabeçote. O clip ajudará na prevenção de vazamentos de tinta pelo cabeçote de impressão, aumentará também sua vida durante a estocagem, dificultando o contato do ar com os bocais por manter a fita corretamente posicionada. Finalmente protegerá o circuito elétrico e caso seja utilizado pelo cliente para guardar um cartucho para recarga enquanto estiver fora da impressora aumenta a probabilidade de o cartucho funcionar.

Reciclagem

Indicar claramente que o cartucho é reciclado e o volume de tinta


O cartucho deve ser diferenciado facilmente do produto do fabricante da impres­sora (e de outro reciclador) e deve ficar claro que ele é reciclado. Para isso cole uma nova etiqueta que diga expressamente isso e deixe isto indicado na caixa. A caixa deve conter também claramente o volume total de tinta (se preto, a carga, se colorido, a soma das cargas). Em caso de indicação pouco clara da procedência, poderá ser acusado de falsi­ficação, e na falta do volume, de descumprimento de normas de defesa do consumidor.

Vender os cartuchos a um preço adequado


O cliente precisa do produto da mesma forma que o reciclador precisa da venda. O preço deve satisfazer a necessidade de ambas a partes. Lembre-se que o cartucho reciclado é equivalente ao original.